Quando usar suplementos proteicos?
Muitos pacientes são orientados a suplementar a ingestão de proteínas. O uso de suplementos proteicos deve sempre ser indicado por um profissional nutricionista ou médico, pois para cada objetivo, é recomendada uma determinada quantidade de proteínas. O cálculo diário depende do peso do indivíduo pela quantidade de proteína, geralmente varia de 0,8 a 2,5g. O suplemento proteico serve de aporte para o consumo de proteínas no dia a dia e não deve ser utilizado como substituto de refeições.
As proteínas são encontradas pela ingestão de carnes, leites, queijos, leguminosas, sementes e grãos, porém há casos de maior necessidade em complementar o aporte por conta da carência de proteínas, como pessoas com desnutrição, idosos para prevenção da perda muscular, pacientes pós-cirurgia bariátrica ou recuperação pós-operatória, aumento de massa muscular nos praticantes de exercícios físicos.
Quando há deficiência nutricional, o corpo dá sinais como cansaço físico, perda de memória, queda de cabelo, enfraquecimento das unhas, baixa imunidade, dores de cabeça, entre outros que passam a prejudicar a qualidade de vida.
Portanto, há casos em que a suplementação é indicada. Conheceremos um pouco mais.
Para que servem os suplementos proteicos e quando tomar?
A suplementação possui efeito a longo prazo, e deve ser consumida conforme prescrição, acompanhada regularmente pelo profissional nutricionista e também associada a alimentação e exercícios físicos.
Os suplementos são compostos de proteínas e podem ter outros nutrientes associados que farão bem para a saúde como um todo. Por isso deve-se consumir com cautela, pois o excesso pode levar a problemas graves de saúde. O mau uso e excesso podem sobrecarregar os rins ou ainda, engordar ao invés de potencializar o ganho de músculo.
Os suplementos mais populares de mercado são:
• Whey Protein: é um suplemento extraído do soro de leite. Possui aminoácidos que, ao serem rapidamente absorvidos pelo corpo, participam da construção de músculos e tecidos;
• Suplemento Proteico Vegano: é um suplemento extraído de vegetais. Podem ser encontrados em leguminosas, como arroz, aveia, feijão, ervilha, lentilha e grão-de-bico.
• Albumina: essa proteína existe em abundância no corpo humano e também pode ser encontrada em alimentos como a clara de ovo.
Cada suplemento deve ser ingerido num determinado período, seja depois do treino, refeições intermediárias ou no início do dia.
Os benefícios das proteínas não são somente para ganho muscular. As proteínas auxiliam no crescimento do músculo, pele e cabelo, o organismo produz mais anticorpos, equilibra os hormônios e deixa mais saudável o sistema nervoso.
Caso tenha lesões ou feridas, a recuperação das células será mais rápida, com o consumo adequado, além de mais energia.
Cuidados com os suplementos
É de extrema importância antes de tudo, procurar ajuda de um profissional nutricionista ou médico, para realizar exames e indicar a quantidade e tipo de consumo.
Reforce o equilíbrio do corpo todo, opte por uma alimentação com variedade alimentar, respeite seus sinais internos de fome e saciedade, retome o prazer em comer, durma bem e faça exercícios que te deem prazer. Assim, seu corpo entrará mais em equilíbrio e os resultados dos seus objetivos começarão a aparecer.