Rede de apoio após o nascimento do bebê
Logo após o nascimento de um filho, é muito importante que a mãe tenha uma boa rede de apoio para que tudo se torne mais leve.
Mas o que seria essa rede de apoio? Nada mais do que ajuda das pessoas próximas e disponíveis nesse momento do pós-parto, o pai, os avós, as tias, babá e até mesmo um profissional da saúde.
Nos primeiros momentos após o nascimento de um bebê a mãe passa por várias mudanças hormonais, rotina, pensamentos, amamentação, entre outros. Nesse momento é preciso que as pessoas próximas ajudem para que a mãe consiga fazer algumas das funções básicas como tomar banho, comer, ir ao banheiro e dormir, que parece um luxo nessa fase, mas é fundamental para a produção adequada de leite materno.
É importante estabelecer para as mães a necessidade também de delegar algumas funções, deixando que o pai participe do banho, que as avós fiquem com o bebê em alguns momentos, que alguém troque a fralda. Além disso, que alguém auxilie nos afazeres domésticos, preparar uma boa comida caseira e, se tiverem filhos mais velhos para cuidar, para que a mãe consiga descansar e realizar suas atividades.
É sempre bom lembrar que a rotina poderá ser exaustiva.
A amamentação pode ser dolorida e cansativa, mas deve-se sempre aproveitar muito todos os momentos juntos pois as crianças crescem rapidamente e cada momento e fase serão únicos.
A amamentação é um momento de conexão entre a mãe e o bebê, além de um ato de carinho. Para uma boa geração de leite materno, a lactante precisa ter uma alimentação equilibrada e saudável. O bebê recebe os nutrientes da mãe, e esta precisa se cuidar, para não perder nutrientes para o seu organismo e para o bebê.
Algumas dicas para esse momento tanto para a mãe, quanto para a rede de apoio:
- Variar a alimentação;
- Comer devagar;
- Evitar excesso de sal;
- Não ingerir bebida alcoólica;
- Fazer várias refeições ao dia;
- Tomar muita água;
- Descansar sempre que possível.
Por isso a importância de uma rede de apoio, para que a mãe possa viver essa etapa mais tranquilo quanto for possível.
O leite materno é um alimento completo e único até o sexto mês de vida para o bebê, por isso, a mãe precisa enriquecer a alimentação saudável, ingerindo vegetais, frutas, verduras, legumes, grão integrais e moderar o consumo de leite, carnes, aves, peixes e ovos.
A mãe que conta com uma rede de apoio pode se dedicar mais, e assim também o seu bebê terá toda atenção e carinho, pois os hábitos alimentares da mãe podem influenciar nos hábitos do bebê.
Não é recomendado realizar dietas restritivas no período de amamentação, já que a mãe tem o aumento do gasto de energia tanto na produção de leite quanto no ato de alimentar o seu bebê.
Procure um profissional de nutrição para indicar os melhores alimentos e tirar suas dúvidas. E se tiver a rede de apoio, use-a para aproveitar esse momento lindo.