Retração gengival
A retração gengival costuma ser percebida ao notar que os dentes parecem maiores e a gengiva menor.
A sensibilidade aumentada é outro sinal de retração gengival, que é um problema de saúde bucal que precisa de tratamento.
Fazer a correção o quanto antes viabiliza a recuperação da saúde bucal, evitando que a retração se agrave e cause perda de dentes.
Entendendo a retração gengival
A retração gengival é um processo que ocasiona a exposição da raiz do dente, E isso pode ser desencadeado por hábitos na sua rotina de cuidado com os dentes, como:
- Usar muita força na escovação dos dentes ou na utilização de fio dental;
- Ter o posicionamento anormal de algum dente, que desencadeia o desalinhamento de toda a mordida;
- Não ter bons hábitos de higienização dos dentes;
- Não tratar periodontite.
Muitos outros fatores também podem ser responsáveis pela retração gengival, como a questão genética. Que pode ser fator decisivo para que a questão se manifeste.
Existe tratamento para retração gengival?
Sim! Existe tratamento para o problema, que vai depender diretamente do tamanho do problema. Tendo em vista que, a retração gengival pode ser mais simples em estágio inicial ou em estágio avançado.
O principal objetivo do dentista ao identificar a retração gengival consiste em analisar qual é a possível causa do problema.
Uma vez que, percebendo a causa será possível tratar a questão e eliminar o que está efetivamente causando a retração gengival.
Após perceber qual é a causa baseado no exame clínico e relato de seus hábitos, o dentista poderá orientar o tratamento.
Dependendo do nível de retração é possível tratar com uma limpeza bucal completa feita pelo profissional e também a indicação de cuidados em casa.
Geralmente o grau inicial é causado por periodontite que pode ser combatido com a limpeza profissional e bons cuidados caseiros.
Já nos casos mais avançados de retração gengival o caso poderá necessitar de intervenção cirúrgica para evitar a perda de dentes.
Quando procurar ajuda profissional?
Assim que o paciente perceber maior sensibilidade, alteração na gengiva e exposição de um ou mais dentes que parecem estar maiores que o tamanho habitual deve marcar consulta.
Manter uma boa higienização dos dentes, evitar força no uso de fio dental e da própria escova é fundamental. De modo que, possa reverter a situação em fase inicial.
O dentista poderá avaliar o estágio da retração gengival, potenciais fatores que desencadearam o problema e recomendar o melhor tratamento a partir da consulta.
Mantenha idas regulares ao dentista
As idas regulares ao dentista são fundamentais para que o profissional possa avaliar sua saúde bucal, identificar potenciais riscos, fazer orientações, promover limpeza profissional e tratamento precoce.
De modo que, nenhuma doença se agrave ocasionando perda de dentes e outros problemas igualmente severos.
Cuidar da saúde bucal com visitas periódicas ao dentista garante que muitas doenças possam ser evitadas, mantendo os dentes saudáveis.
Aspecto que é fundamental para garantir boa mastigação, digestão, autoestima e qualidade de vida. Afinal, a saúde bucal está integrada aos demais cuidados de saúde.
Sendo um aspecto importante para que possa ter saúde e se sentir bem com a sua estética bucal.