Blog

Odontologia

Saúde bucal e doenças do coração

Saúde bucal e doenças do coração

Você sabe a importância da escovação bucal?

A escovação dos dentes e da língua, bem como o uso de fio dental, não previnem apenas problemas como cárie, gengivite e mau hálito. A saúde bucal e doenças do coração também tem relação. Um estudo realizado pelo instituto do coração Incor constatou que 45% das doenças cardíacas tem origem na cavidade bucal.

Nossa boca abriga até 50 bilhões de bactérias de pelo menos 700 tipos. Junto aos restos de alimentos elas formam uma placa bacteriana sobre os dentes, que precisa ser removida diariamente, caso isso não seja feito por meio da escovação e do uso de fio dental, a placa calcifica e cria tártaro. Esses problemas podem ser transformados em cárie, gengivite e periodontite, e é nesse ponto que o coração entra em perigo.

Por meio das feridas causadas nestes casos, as bactérias da boca caem na corrente sanguínea. Quando elas alcançam o coração, podem colonizar válvulas lesionadas e provocar doenças, entre elas estão a endocardite bacteriana, arteriosclerose, arritmia, acidente vascular cerebral e infarto.

A inflamação oral ainda alimenta os níveis de proteína C-reativa, produzida no fígado, e associada a acidentes cardiovasculares. O principal sintoma a ser tratado é o sangramento na gengiva. Isso é sinal de gengivite ou periodontite. Uma gengiva saudável não sangra.

Prevenir e cuidar

Para cuidar do coração, também faz parte cuidar da sua boca, adotando boas práticas de higiene. Também é importante prevenir com visitas regulares ao dentista a cada seis meses, escovar dente e língua por, pelo menos, três vezes ao dia, sempre após as refeições e utilizar diariamente o fio dental.

A rotina de saúde do coração como atividades físicas e alimentação equilibrada, diminuindo o consumo de gorduras, açúcares e sal também serão fortes aliados, afinal, a saúde é primordial.

Como fazer uma boa escovação?

Já sabendo dos cuidados necessários com sua boca, dentes e língua e o quanto pode prejudicar sua saúde caso não mantenha bons hábitos, seguem algumas dicas para uma boa escovação.

Antes de qualquer coisa, verifique com seu dentista qual o melhor tipo de escova de dente indicada pra você, se será indicado cerdas macias ou extra-macias. As cerdas possuem a função de limpar os dentes, removendo placa e resíduos de alimentos, sem agredir a gengiva.

Colocando uma quantidade de pasta de dente, procure fazer uma escovação concentrada em casa dente, por no mínimo dois minutos.

Lembre-se que cada dente importa, então utilize movimentos suaves, limpando cada dente, especialmente próximo a gengiva, onde geralmente acumulam-se restos de alimentos e placa.

Concentre-se na limpeza dos dentes por completo:

  • Escove a parte do dente próxima a bochecha;
  • Escove a parte interior do dente, próxima a língua;
  • Escove a parte de cima do dente, onde utilizamos para mastigar;
  • Escove a língua;
  • Passe fio dental em todos os dentes, removendo o que ficou de sujeira nos dentes.

Crianças que ainda não possuem dentes também é recomendada a escovação com produto específico.

Pra quem usa aparelho ortodôntico, há produtos específicos para realizar uma boa escovação.

E sempre consulte seu dentista a cada seis meses para avaliação e se houver necessidade, realizar a limpeza.