Você conhece o CPAP?
Já ouviu falar em apneia do sono? Como tratar?
Apneia do sono é um a interrupção na respiração durante o sono, causando ao indivíduo falta de ar e o ocasionando roncos barulhentos. Esse efeito pode ocorrer mais de uma vez durante o sono, inclusive com engasgos que nem são sentidos por quem passa por isso.
Os efeitos colaterais podem ser sonolência diurna, cansaço excessivo e todos sabem que uma noite mal dormida pode ocasionar diversos problemas, até mesmo aumento de peso, fora outras doenças que podem ser desenvolvidas a médio e longo prazo como doenças crônicas, hipertensão, perda de memória, insônia, entre outras, ate o infarto do miocárdio.
Para amenizar os danos e tratar a apneia, desenvolveram o aparelho chamado CPAP.
O que é CPAP?
A sigla CPAP vem do termo em inglês Continuous Positive Airway Pressure, sua tradução significa pressão positiva contínua nas vias.
O CPAP é uma pequena caixa que possui um ventilador que suga o ar do quarto e filtra a poeira. Esse novo ar é enviado com pressão, por uma mangueira e chega a um adaptador (nasal ou facial). O indivíduo recebe o novo ar com pressão para o interior das vias respiratórias, impedindo que se fechem e recebendo o ar devidamente. As pessoas com apneia possuem problemas em manter as vias aéreas abertas, por isso o envio do ar com pressão auxilia no tratamento.
Claro que a adaptação não é fácil, já que é um aparelho por vezes incômodo, tendo que permanecer ligado e instalado a noite toda para fazer efeito, porém os benefícios e qualidade do sono já podem ser observados após 15 dias de uso.
O uso do CPAP é recomendado para casos moderado a grave de apneia.
Quais os tipos de CPAP?
Há duas referências no mercado para utilização do CPAP em casa.
O CPAP Básico é o modelo padrão no tratamento de apneia do sono e a escolha mais comum. O médico prescreve o nível da pressão do ar, que será mantido sem variação pelo aparelho, durante todo o sono.
O aparelho automático é conhecido como APAP, funcionando com uma pressão predefinida, onde o médico programa para pressão baixa e alta e o aparelho flutua durante o sono, entre elas.
Os aparelhos de CPAP possuem duas versões de máscaras: nasal e facial, sendo a nasal indicada pra uso em crianças ou adultos com casos leves. As máscaras são indicadas para garantir o funcionamento nos casos moderados a graves da doença.
Cuidados com o CPAP
Já que o CPAP filtra o ar, então alguns cuidados são necessários para manter em pleno funcionamento. Para isso, a higiene diária deve ser rotina como lavar a máscara e fixador com sabão neutro, secar longe do sol para não ressecar e danificar o equipamento.
É importante manter a higiene para longa duração e não comprometer o tratamento com bactérias que podem causar outras doenças respiratórias.
O equipamento deve ser mantido em ambiente arejado e longe da luz solar.
O CPAP não ajuda somente quem possui o problema, como também a família pois respirando melhor, diminui o barulho dos roncos e também o barulho do ambiente, proporcionando significativa melhora na qualidade de vida de todos.