4 Cuidados Essenciais com Orelhas de Bebês
Quando se trata de recém-nascidos todo conhecimento sobre os cuidados pode ser pouco, é importante saber cada aspecto dos pequenos e assim entender os detalhes como os cuidados essenciais com as orelhas dos bebês.
Pode surgir algumas dúvidas em relação as orelhas dos pequenos, separamos aqui as mais comuns entre os pais, e quais são os cuidados ideais segundo as respostas! Acompanha aqui:
Quando colocar brinco?
Talvez esta seja a mais comum pergunta em relação a orelhas de bebês: qual o momento certo e quais cuidados corretos para colocar brinco?
O mais indicado é esperar que a criança tenha pelo menos um mês de vida e obrigatoriamente já tenha tomado a vacina antitetânica! Além disso é necessário certificar que o aparelho usado não faça pressão alguma na orelha da criança e que o brinco seja de material específico para recém-nascidos.
Muita gente ainda acha que qualquer pessoa experiente pode colocar o brinco mas não é indicado de forma alguma, você deve procurar um profissional especializado como um médico por exemplo!
Não esquece de conversar, nenhuma pergunta é demais quando falamos dos bebês!
Como limpar e lavar?
Ao contrário do que a maioria pensa não é necessário fazer uma grande limpeza nas orelhas de bebês recém-nascidos. Isso porque ainda são muito novos e não há grande quantidade de sujeira, além da orelha ainda ser muito sensível.
É necessário no entanto estar sempre limpando, o mais indicado é usar um cotonete específico e logo após o banho limpar cuidadosamente a área. A escolha do cotonete correto é fundamental neste momento.
Lembrando que no momento do banho não é necessário cobrir a orelha da criança, apenas lavar com cuidado e secar com o cotonete mais tarde para prevenir assaduras devido a umidade.
O que não pode fazer?
Um dos maiores cuidados que se deve ter com orelhas de bebês é em relação a posição em que o bebê é deitado. Quando a criança nasce, a cartilagem da orelha ainda não está totalmente formada, sendo ainda um pouco mole e consequentemente moldável.
É necessário tomar cuidado para que a criança não fique muito tempo deitada na mesma posição ou em uma posição desconfortável para orelha, impedindo que ocorra alguma deformidade!
Deformidade de orelha
Não é somente a orelha de abano, mas existem algumas deformidades que podem já acompanhar a criança desde o nascimento, nesses casos não há como prevenir, mas estar preparado para a correção o quanto antes é o melhor a se fazer.
Há um tratamento que pode facilmente corrigir a orelha dos pequenos sem dor ou incômodo, é só preciso ficar atento aos sinais!
Quer entender como saber se seu filho pode ou não ter uma deformidade de orelha? Entenda melhor neste ebook: As principais deformidades de Orelhas em Recém-nascidos!
Dr. Maurício Orel – CRM 105098
Referências:
NakajimaT, YoshimuraY, KamiT. Surgical and conservative repair of Stahl’s ear. Aesthetic Plast Surg. 1984;8:101-107.
Dancey A, Jeynes P, Nishikawa H. Acrylic ear splints for treatment of cryptotia. Plast Reconstr Surg. 2005;115:2150-2152.
Byrd HS, Largevin CJ, Ghidoni LA. Ear molding in newborn infants with auricular deformities. Plast Reconstr Surg 2010;126:1191-1200