Blog

emagrecer rapido Nutriçäo Saúde

Causas da Obesidade: O que é e como tratar!

Causas da Obesidade: O que é e como tratar!

 

Como foi tratado no post anterior , estar acima do peso, não significa estar obeso. Muitas pessoas acham que porque engordaram alguns kgs. nos últimos meses estão obesas, mas apesar de se estar acima do peso ser sim uma das causas da obesidade, não é a mesma coisa que se estar obeso.

A preocupação é válida, afinal os riscos à saúde são sérios, e a qualidade de vida do obeso é quase sempre prejudicada. Mas se você ainda não tem certeza de que chegou neste estado, fico feliz que tenha me encontrado, pois aqui irei tirar suas dúvidas e mostrar a solução de uma vez por todas!

 

O que é Obesidade

Ela é o acúmulo excessivo de gordura em um indivíduo, ou seja, ocorre quando a ingestão alimentar é bem maior que o gasto de energia. É uma das doenças que mais atinge a população mundial, sendo 18 milhões casos apenas no Brasil.

Ela é determinada pela massa corporal, sendo considerados obesos aqueles com índice maior que 30 kg/m². Existem diferentes graus de obesidade, a mais grave delas é a obesidade mórbida, determinada para aqueles que possuem IMC (índice de massa corporal) acima de 40 kg/m².

A obesidade pode levar ao desenvolvimento de diabetes tipo 2, doenças cardíacas, pressão alta, artrite e em seu estado crítico até a morte prematura. Por isso é muito importante estar sempre atento à saúde corporal quando se encontrar acima do peso. (1)

Causas da Obesidade 

As causas da obesidade são diversas, porém a mais conhecida delas é uma combinação entre alimentação pouco saudável e hábitos sedentários. Se você tem hábitos alimentares que não são saudáveis e prática pouco exercício isso gera ganho de peso que pode mais tarde se agravar em um caso de obesidade.

Outro fator que influencia na obesidade é a genética, se as pessoas da sua família são obesas, você também tem grande chances em ser obeso, ou desenvolver a obesidade mais tarde. A obesidade pode ser causada também por fatores psicológicos, isso quer dizer que se você passou ou tem passado por situações de estresse ou tristeza sua alimentação e rotina podem se alterar, podendo levar mais tarde à doença.

Uma das causas da obesidade são fatores sociais, ou seja, se você cresceu ou se encontra em um ambiente onde não são cultivados bons hábitos alimentares e não se pratica nenhuma atividade física, a tendência é se moldar a esse ambiente, e você pode vir a se tornar uma pessoa obesa futuramente.

Como posso tratá-la?

Mas afinal, como tratar a obesidade? Felizmente a doença tem muitos tratamentos, e pode-se reverter até casos sérios. Porém é necessário muito esforço de quem se encontra nesse estado. Querer melhorar a saúde corporal, tem que ser primeiro uma decisão tomada por você! Este é o primeiro passo para conseguir vencer a doença.

O segundo é encontrar um médico, de preferência um nutricionista ou médico especializado na área, esses profissionais são os mais indicados pois lidam com casos como esse diariamente. Eles irão dar o diagnóstico e prescrever a rotina e dieta ideal ao seu grau de obesidade.

Outra excelente opção para dar a volta por cima na obesidade é a dieta HCG que falamos no outro post . Seu médico irá regular a dosagem do hormônio e a alimentação correta dentro dos quesitos de seu corpo e da dieta. (2)

 

Quer saber mais sobre o tratamento? Não deixe de consultar seu médico! E se desejar pode baixar gratuitamente o e-book: Dieta do HCG para o Emagrecimento.  Ainda não conhece um médico especializado? Conheça nossa clínica: https://clinicaorel.com.br/
 

Há muitos anos a Orel ajuda as pessoas a superar a obesidade. E queremos espalhar este nosso conhecimento para todos. E por isso lançamos nosso primeiro E-book sobre uma das técnicas mais eficazes de emagrecimento e combate a obesidade.
Clique Aqui e Baixe Gratuitamente!


 
Dr. Rubens Orel CRM 22524

 

Mais Referências:

Posicionamento oficial da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM) e da Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e da Síndrome Metabólica (ABESO) em relação à utilização da Gonadotrofina Coriônica Humana (hCG) para tratamento da obesidade.