Orelha de Abano em Bebê? Saiba Tudo neste Artigo
Ela é responsável por uma série de apelidos desagradáveis e nós já falamos em outro artigo, mas você sabia que orelha de abano em bebê é uma das deformidades de orelha mais comuns no mundo
Exatamente, a deformação pode estar presente desde as primeiras horas de vida! Felizmente ela pode ser facilmente tratada quando identificada precocemente. Entenda melhor abaixo:
Quais as causas?
Não existe uma causa exata para orelha de abano em bebê, mas a maior delas pode ser a genética. Apesar de existirem casos em que não há histórico familiar da deformação e mesmo assim o bebê nascer com ela, a genética ainda é a maior responsável pela orelha de abano.
Não existe nenhum gene que é responsável especificamente pela orelha de abano, não há nada comprovado, no entanto a hereditariedade é a causa mais conhecida.
Como identificar?
A orelha de abano em bebê é bem característica, seu formato é maior e um pouco mais afastado da cabeça e pode ser facilmente identificada já nos primeiros dias de vida aparentemente.
A melhor opção é ficar atento desde o nascimento do bebê, assim o tratamento pode ser feito de forma fácil e não invasiva. Quanto mais tempo se leva para identificar a deformidade, mais complexo se torna o tratamento, chegando até a mesa de cirurgia.
Saiba mais deformidades de orelha e como identificá-las aqui!
Existe tratamento?
Existe tratamento para orelha de abano em bebê. Quando a deformidade é identificada ainda nos primeiros dias de vida, há um tratamento simples e não invasivo chamado EarWell, um molde feito para corrigir de forma confortável a orelhinha dos pequenos.
Caso seja identificado apenas meses depois do nascimento, a correção pode ser feita através da cirurgia, que apesar de ser mais complexa, também é muito efetiva!
O tratamento EarWell é feito pelo médico cirurgião, o profissional mais especializado para tal tratamento, você pode saber mais e onde encontrar neste artigo: A solução para orelha de abano em bebê!
Dr. Maurício Orel – CRM 105098